Resumo

O rendimento neuromuscular pode ser diretamente afetado por uma atividade condicionante através dos mecanismos de potencialização pós-ativação. Dessa forma, as atividades condicionantes são exercícios que melhoram passageiramente as condições orgânicas para o desempenho em uma atividade física posterior.

Objetivo: Avaliar os efeitos da potencialização pós-ativação (PPA) decorrentes das próprias tentativas no desempenho de alto rendimento em saltos horizontais e lançamentos do atletismo.

Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo com dados retrospectivos. Foram extraídos os resultados de 398 atletas finalistas dos campeonatos mundiais de atletismo (2018 e 2019) e dos jogos olímpicos (2004 a 2020) nas modalidades masculina e feminina do salto em distância, salto triplo, arremesso de peso, lançamento do disco, dardo e martelo. Foram computados apenas os resultados dos atletas que conseguiram pelo menos três tentativas válidas de um total de seis. As informações foram coletadas no site oficial da Federação Internacional de Atletismo (IAAF). Foi utilizada as frequências do melhor e pior resultado entre as tentativas para avaliar os efeitos das tentativas sobre o resultado. O nível de significância para diferença estatística foi de p< 0,05.

Resultados: O melhor resultado ocorreu com maior frequência na tentativa 3 comparado às tentativas 1, 2 e 4. Melhores resultados também ocorreram com mais frequência na tentativa 5 comparado à tentativa 4. A pior tentativa ocorreu com mais frequência na tentativa 1.

Conclusão: Os resultados sugerem que as tentativas iniciais acumuladas atuaram como atividade condicionante, sendo estas capazes de desencadear potencialização pós-ativação.

 

Acessar