Efeitos da Suplementação de Whey Protein Versus Colágeno Enriquecido com Leucina Sobre a Potência Muscular Após 10 Semanas de Exercício Resistido
Por Andreo Fernando Aguiar (Autor), Jeanne Karlette Medo (Autor), Allan Felipe Mendes da Silva (Autor), Jeferson Lucas Jacinto (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
INTRODUÇÃO: A suplementação com proteínas de alta qualidade (ex: whey protein [WP]) em combinação com exercícios resistidos (ER) pode implicar no aumento da taxa de síntese proteica (SP), melhorando a função muscular após o exercício resistido (ER). Prévios estudos sugerem que a suplementação de WP pode promover aumento significativo na taxa de SP em comparação com outras proteínas de baixa qualidade, tal corno o colágeno (CO). Essa vantagem do WP comparado ao CO pode estar relacionada a maior quantidade de aminoácidos essenciais, especialmente a leucina - principal promotor da SP por meio da ativação da via de sinalização nnTOR/p70S6K. Assim, especula-se que os efeitos ergogênicos do CO poderão ser similares ao WP se a quantidade de leucina ingerida semanalmente for equiparada durante o programa de ER. Todavia, estudos adicionais são necessários para confirmar esta hipótese.