Efeitos da Terapia Antirretroviral na Variabilidade da Frequência Cardíaca e na Capacidade Funcional de Crianças e Adolescentes com Hiv
Por Brenison Souza de Barros (Autor), Carlos Diego Lisbôa Carneiro (Autor), Bruno Giovanni Afonso da Silva (Autor), Ana Camila Baetas Gonçalves (Autor), Daniella Meneses Seawright Oliveira (Autor), Lucieny da Silva Pontes (Autor), Larissa Salgado de Oliveira Rocha (Autor), Rodrigo Santiago Barbosa Rocha (Autor), Luciane Lobato Sobral (Autor), Márcio Clementino de Souza Santos (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 28, n 3, 2020.
Resumo
O uso da terapia antirretroviral pode causar alterações da função cardíaca e da capacidade funcional em indivíduos com Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Objetivou-se analisar os efeitos da terapia antirretroviral na variabilidade da frequência cardíaca (VFC) e na capacidade funcional em crianças e adolescentes com HIV. Estudo do tipo analítico e transversal. Participaram do estudo 28 indivíduos com idades entre 6 e 13 anos, divididos em dois grupos: GHIV (indivíduos com HIV) e GC (indivíduos controle) e realizada coleta da VFC em repouso na posição supina e teste de caminhada de 6 minutos (TC6). Para a comparação das variáveis foram realizados os testes de Mann-Whitney e Wilcoxon. Foi adotado ? = 5% (p<0,05). Ao comparar os grupos, foram observadas diferenças estatísticas significativas para as variáveis do domínio da frequência da VFC, onde se notam maiores valores da alta frequência no GHIV, da baixa frequência e da razão entre a baixa e alta frequência no GC. Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos nos demais índices da VFC, bem como na distância percorrida e prevista no TC6. Crianças e adolescentes com HIV em uso da terapia antirretroviral apresentaram índices significativamente melhores da VFC no domínio da frequência quando comparados com indivíduos sem o vírus, porém ambos os grupos apresentam modulação autonômica geral semelhante. A capacidade funcional foi menor no GHIV, mas sem diferenças significantes.