Resumo


O presente estudo teve como objetivo verificar diferentes estruturas de prática
na aquisição de habilidades motoras em uma tarefa seriada de posicionamento.
A tarefa utilizada constituiu em uma seqüência pré-determinada 4-2/ 5-3 /6-
1 em um aparelho de posicionamento; composto por duas estruturas. Uma
plataforma contendo seis recipientes enumerados de 1 a 6 e uma central de
controle ligada a um computador, constituída por um conjunto de diodos
emissores de luz, que fornecem estímulo visual para o início da tarefa e uma
chave de resposta para o controle das medidas de tempo de reação, de
movimento e tempo total. Vinte sujeitos foram divididos em 2 grupos de
prática, (1 grupo de prática constante e 1 grupo de prática variada). Na fase de
aquisição os dois grupos praticaram 30 tentativas e após um intervalo de 15
minutos foi realizado o teste de transferência com 10 tentativas. No teste de
transferência os sujeitos realizaram a tarefa no tempo absoluto de 3.700
millisegundos e não receberam o conhecimento de resultado (CR). Na análise
estatistica foram utilizados (média e desvio padão intra- sujeitos em blocos de
5 tentativas) posteriormente foi aplicado ANOVA ‘’two way’’, para identificar
as possíveis diferenças inter-grupos com nível de significância de 5% (p<
0,05) na aquisiçao e nos testes. E o teste Post Hoc de Tukey para verificar se
ocorreram diferenças nos blocos. Os resultados não deram suporte a hipótese
da variabilidade de prática. Conforme SCHMIDT (1975), a hipótese da
variabilidade de prática pode não ser esperado quando sujeitos já tem o esquema
bem formado recomendando assim trabalhos com sujeitos em que o esquema
não tenha sido desenolvido; Na mesma visão de SCHMIDT (1975) a idade dos
sujeitos neste experimento pode ser uma indicação suficiente para o esquema
bem desenvolvido, desta forma sugere que estudos com adultos em tarefas
mais complexas sejam realizados pois tarefas simples, exigiram modificações
mínimas no nível efetor

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