Efeitos de Dicas Verbais na Aprendizagem do Saque do Voleibol

Por: (Organizador) e Christopher Lee Maximo Stofella.

87 páginas. 2020 13/02/2020

Send to Kindle


.Resumo

Um dos grandes problemas que pode estar associado às instruções verbais é a grande quantidade de informações, que muitas vezes não fornece ao aprendiz a exatidão que ele precisa para executar determinada habilidade. Na aprendizagem de uma habilidade motora, o aprendiz tem como desafio selecionar os aspectos relevantes e escolher qual informação deve direcionar sua atenção. Dessa forma, destaca-se o papel das dicas verbais com o intuito de facilitar o processo de aprendizagem, pois são frases curtas e concisas, que servem para direcionar a atenção do executante ou lembrar os componentes motores essenciais da habilidade. O estudo teve como objetivo investigar os efeitos das dicas verbais na aprendizagem do saque do voleibol e tem como hipóteses: I) haverá efeito das dicas verbais na aprendizagem do saque de voleibol; e II) fornecer dicas sobre o erro cometido será mais efetivo que o fornecimento tradicional de dicas verbais. A amostra contou com 39 voluntários destros, de ambos os sexos (20 meninas e 19 meninos), com média de idade de 13 anos (±0,7) e inexperientes na tarefa. Os sujeitos foram divididos em três grupos: dicas sobre o erro (GDE), dicas verbais (GDV) e grupo controle (GC). O experimento foi dividido em 3 fases: pré-teste, fase de aquisição, na qual, foram realizados 20 blocos de 12 tentativas, divididos em cinco dias seguidos totalizando 240 tentativas e testes de retenção e transferência. Na fase de aquisição, os participantes do GDE receberam dicas verbais nas tentativas 4 e 8 relacionadas à moda do erro dos componentes nas tentativas 1, 2 e 3 e nas tentativas 5, 6 e 7, respectivamente. O GDV recebeu as dicas seguindo a ordem dos componentes e o GC não recebeu dicas verbais. Setenta e duas horas após a fase de aquisição, foram realizados os testes de retenção e transferência com 12 tentativas. Não houve fornecimento de dicas verbais nessa fase. Foram avaliados o escore do saque no desempenho no alvo e o padrão de movimento em concordância com a lista de checagem, em precisão e variabilidade. Os resultados mostraram que os grupos GDE e GDV foram similares entre si e superiores ao GC nos testes. Como conclusão, pode-se inferir que as dicas verbais são eficientes no processo de aprendizagem do saque por cima do voleibol e que as dicas relacionadas ao erro mostraram melhor desempenho na fase de aquisição.

Endereço: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10827436

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.