Efeitos de Diferentes Estratégias de Meta no Desempenho do Arremesso Bilateral em Aula de Educação Física Online
Por Erick Jerônimo Ferreira (Autor), Claudio Scorcine (Autor), Fabrício Madureira (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: Tradicionalmente grande parte dos jogos aplicados em aulas de Educação Física comparam os desempenhos alcançados por diferentes alunos, transformando este jogo em uma competição. Entretanto, estratégias como cooperação e autossuperação, podem ser alternativas que favoreçam no aprendiz a percepção do todo no sucesso de tarefas coletivas, bem como, a conscientização de que cada indivíduo é um ser único e portanto, com potencial para se superar. Desta forma, pesquisas que avaliem o desempenho das crianças frente as estratégias mencionadas devem ser incentivadas com intenção de trazer mais luz acadêmica as hipóteses teoricamente expressas. Objetivo: Analisar e comparar o desempenho no lançamento bilateral em um jogo com estratégias competitiva, cooperativa e de autossuperação. Metodologia: O presente estudo, de caráter transversal, comparou as diferentes estratégias aplicadas dentro de um jogo, que contou com a participação de 20 crianças, sendo 10 de cada sexo com média idade de 8,45 (0,5) anos. A aula foi realizada online e no pré-teste, o professor aplicou exercícios sobre a habilidade de arremessar por cima da cabeça, concomitantemente, a discussão sobre os posicionamentos do corpo para efetividade da habilidade. Em seguida, foi idealizado um jogo no qual as crianças deveriam usar a habilidade explorada, realizando o maior número de ações sucessivas durante 1' a uma distância de 2 metros, sendo computado o número de êxitos com a mão direita e esquerda. Ainda, o mesmo jogo foi realizado para as estratégias de cooperação e autossuperação, onde, respectivamente as crianças deveriam juntas, alcançar a meta proposta pelo professor e melhorar o seu desempenho anterior. Resultados: Foi realizado o teste de normalidade Shapiro-Wilk e o teste ANOVA para medidas repetidas.
Conclusão: Com base nos resultados foi possível observar uma diferença significativa entre as estratégias, onde a cooperação 51 ± (19,9) mostrou maiores desempenhos quando comparadas com a competição 48 ± (19.5), e ainda, na comparação entre competição e autossuperação 55 ±(18,5), esta última, mostrou desempenhos superiores às demais, concluindo que a estratégia de autossuperação parece ser uma boa alternativa na utilização de jogos escolares. Estudos futuros com outras habilidades e diferentes jogos devem ser incentivados.