Resumo

Introdução: Tradicionalmente grande parte dos jogos aplicados em aulas de Educação Física comparam os desempenhos alcançados por diferentes alunos, transformando este jogo em uma competição. Entretanto, estratégias como cooperação e autossuperação, podem ser alternativas que favoreçam no aprendiz a percepção do todo no sucesso de tarefas coletivas, bem como, a conscientização de que cada indivíduo é um ser único e portanto, com potencial para se superar. Desta forma, pesquisas que avaliem o desempenho das crianças frente as estratégias mencionadas devem ser incentivadas com intenção de trazer mais luz acadêmica as hipóteses teoricamente expressas. Objetivo: Analisar e comparar o desempenho no lançamento bilateral em um jogo com estratégias competitiva, cooperativa e de autossuperação. Metodologia: O presente estudo, de caráter transversal, comparou as diferentes estratégias aplicadas dentro de um jogo, que contou com a participação de 20 crianças, sendo 10 de cada sexo com média idade de 8,45 (0,5) anos. A aula foi realizada online e no pré-teste, o professor aplicou exercícios sobre a habilidade de arremessar por cima da cabeça, concomitantemente, a discussão sobre os posicionamentos do corpo para efetividade da habilidade. Em seguida, foi idealizado um jogo no qual as crianças deveriam usar a habilidade explorada, realizando o maior número de ações sucessivas durante 1' a uma distância de 2 metros, sendo computado o número de êxitos com a mão direita e esquerda. Ainda, o mesmo jogo foi realizado para as estratégias de cooperação e autossuperação, onde, respectivamente as crianças deveriam juntas, alcançar a meta proposta pelo professor e melhorar o seu desempenho anterior. Resultados: Foi realizado o teste de normalidade Shapiro-Wilk e o teste ANOVA para medidas repetidas. 
Conclusão: Com base nos resultados foi possível observar uma diferença significativa entre as estratégias, onde a cooperação 51 ± (19,9) mostrou maiores desempenhos quando comparadas com a competição 48 ± (19.5), e ainda, na comparação entre competição e autossuperação 55 ±(18,5), esta última, mostrou desempenhos superiores às demais, concluindo que a estratégia de autossuperação parece ser uma boa alternativa na utilização de jogos escolares. Estudos futuros com outras habilidades e diferentes jogos devem ser incentivados. 

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