Efeitos de Diferentes Modos de Prática de Um Esporte no Desempenho Neural de Atletas
Por Xizhong Song (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 28, n 3, 2022.
Resumo
Introdução:
Um tempo de reação precário pode levar a irritabilidade, falta de concentração, e interferir em atividades diárias que exigem raciocínio.
Objetivo:
Estudar o impacto de treinamento hipóxico simulado no sistema imune de corredoras de média e longa distância.
Métodos:
Observação de 50 corredoras de média e longa distância que vivem em elevadas altitudes e treinam em baixas altitudes (HiHiLo) quanto a mudanças em CD3+, CD4+, CD8+, células NK e NKT, durante o processo de viver em regiões de baixa altitude e treinar em regiões de alta atitude (LoHi). A pesquisa indica que o treino HiHiLo tem um efeito significativo nesses indicadores no que diz respeito ao aumento da capacidade antioxidante do cérebro e do sistema nervoso.
Resultados:
O treino HiHiLo pode aumentar a excitação do sistema nervoso de atletas de resistência e longa distância, e tem um impacto muito significativo na estabilidade do sistema nervoso. Isso traz melhorias à função cardiopulmonar em condições de hipóxia e age de modo a promover a habilidade de movimentar os músculos esqueléticos.
Conclusões:
Foi provado que diferentes tipos de exercício podem efetivamente aprimorar a resposta nervosa de atletas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.