Efeitos de dois programas de educação física na aptidão física relacionada à saúde de crianças de acordo com o sexo
Por Adroaldo Cezar Araújo Gaya (Autor), Anelise Reis Gaya (Autor), Júlio Brugnara Mello (Autor), João Henrique Ploia Mello (Autor), Augusto Pedretti (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 33, n 1, 2022.
Resumo
Este estudo quase experimental avaliou os efeitos de dois programas de exercícios físicos oferecidos no contexto de aulas de educação física sobre indicadores de aptidão física. A amostra de conveniência foi composta por 91 alunos de 9 a 12 anos que formaram o grupo Treinamento Corporal (GBT; 45 alunos) e Educação Física (EF; 45 alunos). Índice de massa corporal (IMC), aptidão cardiorrespiratória (ACR), flexibilidade e força muscular localizada (FML) foram medidos. Foram utilizados o “teste t pareado” e ANOVA para medidas repetidas. O tamanho do efeito foi estimado pelo “eta quadrático parcial”, estratificado por sexo, com probabilidade de 5% de erro ser aceito. Os resultados mostraram nos meninos um efeito muito alto no grupo PFC na ACR, flexibilidade e FML e um alto efeito no grupo PFE na flexibilidade e FML. Nas meninas, um efeito muito alto no grupo GBT na ACR, flexibilidade e FML, e o grupo PE afetou muito a flexibilidade e a FML e teve um efeito alto na ACR. Não houve efeito no IMC em nenhum dos grupos. Ressaltamos que esse único encontro semanal (15 minutos de GBT) conseguiu ter um efeito muito elevado e elevado na aptidão a favor do GBT em ambos os sexos.