Resumo

Modelos descritivos de desenvolvimento motor propõem que as habilidades motoras fundamentais (HMF) constituem a base para o desenvolvimento ulterior de habilidades motoras mais complexas e que esse processo é sequencial, interdependente, com aumento de complexidade. No entanto, não se sabe como essa relação se estabelece ao longo do tempo e se ela é influenciada pelos programas de intervenção. A presente tese contempla dois objetivos: a) investigar a relação entre o desempenho nas HMF e nas habilidades motoras específicas do esporte (HMEE); b) investigar o efeito de diferentes programas de intervenção no desempenho das HMF e das HMEE com diferentes níveis de complexidade, assim como na relação entre esses desempenhos. Seis estudos foram realizados. O Estudo 1 investigou a relação entre o desempenho em duas HMF (correr e quicar - CQ) e uma HMEE (drible em velocidade do basquetebol - Db) em 87 crianças (entre 6 e 10 anos). Os resultados indicaram relação moderada à alta entre os desempenhos, corroborando a ideia de interdependência entre as habilidades. O Estudo 2 investigou os efeitos de um programa de intervenção específica (PIE-1) no desempenho de CQ e Dd em 85 crianças (entre 6 e 10 anos). Os resultados indicaram melhora no desempenho de ambas as habilidades. O Estudo 3 investigou a manutenção desses efeitos ao longo de 21 meses em 60 crianças da mesma idade. Os resultados indicaram que os efeitos se mantiveram 21 meses após o término do PIE-1. O Estudo 4 investigou os efeitos de um segundo programa de intervenção específica (PIE-2) no desempenho de HMF (correr, saltar, quicar e arremessar - CSQA), Db e outra HMEE mais complexa (salto com arremesso do handebol - Hd) em 70 crianças (entre 8 e 12 anos). Os resultados indicaram que PIE2 promoveu mudanças no desempenho de CSQA, Db e Hd, corroborando as ideias de interdependência, sequenciamento e aumento de complexidade. O Estudo 5 investigou os efeitos de PIE-1, PIE-2 e mais dois programas de intervenções gerais (aulas normais de educação física escolar) nos níveis de estabilidade normativa de desempenho de CQ e Db e na relação entre esses desempenhos em 59 crianças (entre 7 e 10 anos), ao longo de 28 meses. Os resultados indicaram valores de estabilidade de moderado a alto no desenvolvimento de CQ e Db, bem como influência de CQ em Db em pontos coincidentes e defasados no tempo, confirmando uma relação causal entre o desempenho nas HMF e nas HMEE. O Estudo 6 investigou os efeitos do PIE-2 e de um programa de intervenção geral na relação entre CSQA e Hd em 70 crianças (entre 8 e 12 anos), ao longo de 15 meses. Os resultados indicaram relação tanto em pontos coincidentes quanto defasados no tempo. O conjunto dos resultados corrobora as proposições dos modelos descritivos de desenvolvimento motor e permite concluir que a relação entre HMF e HMEE, com maior e menor nível de complexidade, é dependente do tempo, do nível de desempenho e da possibilidade de explorar as relações entre as habilidades que os programas de intervenção possibilitam.

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