Resumo

Introdução: A natação favorece a tomada de consciência do aluno em relação a si, ao meio, ao grupo e à sociedade, contribuindo no seu desenvolvimento e favorecendo o desenvolvimento de todas as suas aptidões, aumenta também, a resistência física e pulmonar, melhora a respiração, trabalha a coordenação motora, ajuda a relaxar a mente e ativa a memória. É necessário que se estimule o jovem aprendiz à prática das habilidades motoras básicas oportunizando a maior gama de vivências motrizes. Isto assegurará, posteriormente, a maximização da aprendizagem específica do desporto praticado. Objetivo: Avaliar coordenação motora geral de adolescentes praticantes de natação pré e pós intervenção de 8 semanas de treinamento. Métodos: O estudo apresentou-se como direto de campo, caracterizando-se como método longitudinal, descritivo do tipo pré-experimental, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 22 adolescentes sendo dezesseis meninos e seis meninas com idade média de 14,22±1,10 anos. Caracterizou-se como amostra por conveniência. Antes da coleta de dados todos, os responsáveis pelos voluntários assinaram um termo de consentimento de participação da pessoa como sujeito, de acordo com a Resolução nº 196 de 1996 e 251 de 1997, do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa. Foram 24 sessões de aperfeiçoamento na modalidade natação, com duração de 50 minutos cada, com frequência de três vezes por semana. As coletas foram realizadas sempre no início das sessões de natação tanto no pré-teste como no pós-teste. Para a coleta de dados da capacidade motora utilizou-se o teste de Coordenação Motora Geral de Burpee, que consiste em realizar quatro movimentos, partindo-se da posição em pé, flexionar joelhos e tronco, apoiando as mãos no chão em frente aos pés; lançar as pernas para trás, assumindo a posição de apoio facial, braços estendidos; retornar, com as pernas assumindo novamente a posição agachada; voltar a posição em pé. Realizando 5 repetições em menor tempo. A tabulação dos dados foi efetuada com o Microsoft Word e Microsoft Excel, a estatística com o Biostatic 5.0, utilizando o teste “t” de Student Pareado. Para responder a hipótese foi realizado o comparativo entre os extratos temporais pré e pós intervenção, no teste de coordenação motora geral. Resultados: Embora os resultados apresentaram uma melhora, percentual, nas médias masculinas e femininas, de 3,9% e 10,6%, respectivamente, entre o pré e pós testes. Estatisticamente pode-se constatar que não houve melhora significativa, conforme escores apresentados na tabela abaixo. Conclusão: Conclui-se com o presente estudo que a hipótese H1 foi rejeitada devido o programa de 8 semanas de natação não ter influência significativa na execução do teste de coordenação motora geral de Burpee, quando comparados aos períodos pré e pós intervenção.

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