Efeitos de um programa de exercício físico sobre a aptidão física relacionada à saúde em mulheres com diabetes tipo 2: um estudo experimental
Por Ricardo Azevedo Cavalcanti Aragão (Autor), Anthony Rodrigues de Vasconcelos (Autor), Maria Elizabeth Queiroz Holanda do Nascimento (Autor), Jonathan Nícolas dos Santos Ribeiro (Autor), Keyla Brandão Costa (Autor), Denise Maria Martins Vancea (Autor).
Em Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército v. 90, n 4, 2021.
Resumo
Níveis adequados de aptidão física promovem benefícios à saúde e contribuem para a prevenção da diabetes evitando seu desenvolvimento ou agravamento de complicações e, também, a manutenção e melhora da capacidade funcional, inclusive na população diabética da diabetes.
Objetivo: Avaliar os efeitos de quatro meses de um programa de treinamento físico sobre a aptidão física relacionada à saúde e sobre a glicemia de mulheres diabéticas do tipo 2.
Métodos: Estudo de correlação. Amostra foi não probabilística por conveniência. Participaram oito mulheres com DM2, com média de idade de 62,8±10,2 anos de idade. O programa de treinamento consistiu em exercícios aeróbicos (dança), flexibilidade e exercícios de força. A intervenção teve duração de quatro meses e os componentes da aptidão física (flexibilidade, força, composição corporal e aptidão cardiorrespiratória) foram avaliados antes e após a intervenção; a monitorização da glicemia foi realizada antes e após cada sessão de treino.
Resultados: As variáveis que apresentaram resultados estatisticamente significativos foram glicemia capilar (Pré-intervenção = 157,2±29,2 mg/dL vs Pós-intervenção = 117,1±19,5 mg/dL; p= 0,01) e força do membro superior direito (Pré-intervenção =18,2±4,0 kgf vs Pós-intervenção =18,7±4,1 kgf; p=0,03). Houve correlação significativa de flexibilidade do quadril (FQ) com glicemia capilar (r=-0,90; p=0,001).
Conclusão: A correlação de FQ com glicemia capilar indica que o controle glicêmico pode ter atenuado o processo de glicação, o qual interferiu positivamente nos níveis de flexibilidade.