Efeitos de Um Programa de Intervenção Interdisciplinar Sobre a Função Pulmonar, Força de Membros Superiores e Aptidão Cardiorrespiratória de Adolescentes com Sobrepeso e Obesidade
Por Letícia Borfe (Autor), Cézane Priscila Reuter (Autor), Letícia de Borba Schneiders (Autor), Dulciane Nunes Paiva (Autor), Miria Suzana Burgos (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 27, n 2, 2019.
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um programa de intervenção sobre a função pulmonar, aptidão cardiorrespiratória (APCR) e força explosiva de membros superiores (FMS) de adolescentes com excesso de peso. De caráter quase-experimental, o estudo avaliou 46 adolescentes com excesso de peso, alocados no Grupo Experimental (GE) (n=23) e Grupo Controle (GC) (n=23). O GE participou do programa de intervenção interdisciplinar, três vezes por semana, com orientação nutricional, psicológica e exercícios físicos ao longo de seis meses. Foram realizadas avaliações, da função pulmonar, APCR e FMS de ambos os grupos, antes e após o programa. A análise estatística realizada no programa SPSS, comparou os resultados pré e pós-teste, entre os grupos, utilizando o teste t Student para amostras independentes e o teste de Mann-Whitney. A comparação intragrupos foi realizada através do teste t Student ou Wilcoxon (p<0,05). Na comparação intragrupos, o programa de intervenção foi eficaz no aumento da APCR (p=0,035) e da FMS (p=0,009) nos adolescentes do sexo masculino do grupo experimental. Houve redução do fluxo expiratório forçado entre 25 e 75% da curva de capacidade vital forçada (FEF25/75 (% predito)) no sexo masculino do GC (p<0,039). Conclui-se que o programa de intervenção foi eficaz no aumento dos níveis de aptidão física dos adolescentes.