Resumo

: A insuficiência da atividade física é um dos maiores riscos da saúde deste nosso século. Dados da OMS dizem-nos que mais de 80% das nossas crianças e adolescentes não cumprem os 60` MVAP, com grave consequências para sua saúde e para o seu natural crescimento e desenvolvimento, A escola, segundo pensamos, poderá ser um local ideal para alterar e melhorar este grave problema. O objetivo deste trabalho foi procurar indagar se a aplicação de um programa de treino integrado neuromuscular em alunos do sexo masculino do 11º e 12º ano do ensino secundário invertia essa tendência. Material e Métodos: A amostra foi constituída por 25 alunos, 18 do grupo experimental (GE) e 7 do grupo de controle (GC), com idades entre os 17 e os 19 anos, não apresentando diferenças significativas no início do programa. Para a avaliação utilizou-se a bateria FITescola). O programa de treino integrado neuromuscular (20’ no início da aula) incluía: 1) uma ativação geral com um esquema coreografado; 2) treino em circuito com 12 estações (30``atividade / 30`` intervalo) (arremesso de BM, burpees, escada horizontal, serrote unilateral, remada invertida TRX, abdominais, corda naval, impulsão vertical, prensa elástica, lombares estáticos, kettlebell e aberturas c/halteres); e 3) exercícios pliométricos e explosivos. Realizado durante o 2º trimestre, duas vezes por semana. Resultados: Após o programa, os rapazes do GE evidenciaram melhorias estatisticamente significativas (p≤0.05) no desempenho em todos os testes aplicados (vaivém, 15,6; abominais,16,0; flexão de braços, 19,1; impulsão horizontal, 7,9; senta e alcança direito, 11,0 e senta e alcança esquerdo 10,6%) enquanto no GC apenas se verificaram melhorias significativas em 1 dos 6 testes realizados (impulsão horizontal, 13,5%). Conclusões: Assim, a implementação de um programa de treino integrado neuromuscular de apenas 20 minutos no início das aulas de EF e durante 7 semanas evidenciou melhorias na aptidão física dos rapazes deste escalão etário.

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