Resumo

Introdução

Para a melhoria da autorregulação e, consequentemente, do desempenho competitivo, faz-se necessário avaliar os programas de treino das habilidades psicológicas. Foi formulada a hipótese de que os treinos autogênico e de visualização guiada poderiam induzir alterações positivas na ansiedade e na autoconfiança, quando comparados à prática das atividades regulares de treino-competição.

Objetivo

Investigar os efeitos de um programa de treino de habilidades psicológicas na otimização da ansiedade e da autoconfiança.

Métodos

Foram divididos em Grupos Experimental (EXP) e Controle (CON) 24 atletas da equipe nacional de caratê da Sérvia. Ao longo de 8 semanas, ambos os grupos foram submetidos a um programa de treino e competição idêntico. O programa foi adaptado para atletas de elite de caratê de acordo com suas rotinas diárias e as demandas específicas da modalidade. Adicionalmente, o grupo EXP participou do programa de treino de habilidades psicológicas, baseado no treino autogênico e na visualização guiada. Foram utilizados o Inventário de Estado de Ansiedade Competitiva-2, para medir o constructo multidimensional do estado de ansiedade, e o Questionário de Imagens de Movimento-3, para avaliar a habilidade individual para imaginar os movimentos.

Resultados

Os resultados da ANOVA por medidas repetidas indicaram diferença nos níveis de ansiedade dos Grupos EXP e CON após a intervenção. Análise mais profunda indicou redução da ansiedade cognitiva e aumento da autoconfiança nos participantes do Grupo EXP.

Conclusão

O programa habilidades mentais aplicado apresentou efeito positivo na otimização da ansiedade e dos níveis de autoconfiança dos caratecas de elite. Uma vez que a autorregulação do estado psicológico também é crucial para atletas de outras modalidades, a implementação desta intervenção pode ser recomendada, desde que adaptada às suas especificidades. Nivel de evidência II; Estudos terapêticos – investigação dos resultados do tratamento.

Acessar