Efeitos de Um Programa Prolongado de Exercício na Tolerância Ao Esforço de Indivíduos com Antecedentes de Síndrome Coronário Agudo
Por Andreia Noites (Autor), Madalena Teixeira (Autor), Vasco Gama (Autor), Ana Ramalhão (Autor), Pl Leite (Autor), José Alberto Duarte (Autor).
Resumo
este estudo teve por objectivo verificar a influência de um programa prolongado de exercício físico em parâmetros de aptidão física e cardiovasculares avaliados em prova de esforço máximo, em sujeitos com diagnóstico recente de síndrome coronário agudo. a amostra, constituída por 50 sujeitos, foi distribuída por um grupo experimental (n=25) e por um grupo controlo (n=25), tendo o grupo experimental ficado sujeito a um programa de exercício físico regular durante 52 semanas. todos os indivíduos realizaram duas provas de esforço máximas (pem) em tapete rolante, uma no início e a outra no final do protocolo experimental, tendo a primeira prova sido realizada 2-3 meses após o evento cardíaco. nas pem foram registados parâmetros de aptidão física (velocidade máxima, inclinação máxima do tapete e tempo de prova), dos indicadores metabólicos (mets máximo) e parâmetros cardiovasculares (frequência cardíaca repouso e máxima durante a prova, tensão arterial de repouso e máxima durante a prova e o duplo produto máximo e em repouso).