Efeitos de Um Treinamento Resistido com Tubos Elásticos Sobre a Força Muscular, Qualidade de Vida e Dispneia de Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Por Ercy Mara Cipulo Ramos (Autor), Isis Grigoletto Silva (Autor), Iara Buriola Trevisan (Autor), Ana Paula Coelho Figueira Freire (Autor), Luís Alberto Gobbo (Autor), Bruna Spolador de Alencar Silva (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos do treinamento resistido com tubos elásticos e aparelhos de musculação sobre qualidade de vida e dispneia em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Os participantes foram alocados em dois grupos: treinamento com tubos elásticos (GTE, n=9) e convencional (GRC, n=10). Força isométrica foi mensurada em cinco exercícios, e qualidade de vida (CRQ) e nível de dispneia (MRC) foram avaliados por questionários. As variáveis força isométrica e MRC variaram significantemente nos dois grupos, enquanto o domínio dispneia de CRQ apresentou diferença entre os momentos (p<0,05) apenas para GRC. Flexão de ombro e de cotovelo apresentaram correlação negativa e significante com a variável MRC (p<0,05) para GRC. As duas intervenções foram benéficas para o aumento da força e da redução da pontuação em MRC, com aumento da força de membros superiores correlacionado à redução da sensação de dispneia nos pacientes com DPOC.