Resumo

Introdução: A prática de atividades físicas altera o estado psicológico gerando benefícios para o estado de humor (EH), parâmetro relacionado à saúde mental. Exercícios físicos realizados por escolares ao ar livre e em contato com a natureza podem ser mais prazerosos, potencializando esses benefícios. Objetivo: Comparar os escores do EH antes e depois de uma aula de Surf. Métodos: A amostra envolveu 15 escolares do ensino fundamental dos municípios de Saquarema e Cabo Frio – RJ, com idade média de 12,07 (± 2,76) anos. A aula de surf teve duração de 90 minutos. Foi utilizado o questionário POMS (Perfil de Estado de Humor) que mede seis estados transitórios de humor: tensão, depressão, raiva, vigor, fadiga e confusão mental. O teste t foi utilizado para comparação das médias entre os momentos. Um valor de p < 0,05 foi considerado significativo. Os tamanhos de efeito foram calculados e classificados como mínimo para pequeno (d < 0,2), pequeno a moderado (d = 0,2 - 0,5), moderado a grande (d = 0,5 - 0,8) e grandes (d > 0,8) Resultados: Encontrou-se uma diferença significativa no estado de humor para tensão (p = 0,000), depressão (p = 0,007), raiva (p = 0,011), vigor (p = 0,002) e confusão mental (p = 0,038). A prática do surf promoveu alterações positivas em quatro aspectos do estado humor, exceto para a variável confusão mental. Conclusão: Os achados sugerem que os exercícios físicos ao ar livre e em contato com a natureza, como o surf, podem contribuir para um melhor perfil de EH e, consequentemente, para a saúde mental dos escolares.

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