Efeitos de Uma Aula de Surf no Estado de Humor de Escolares
Por Sandro Legey Passos de Souza (Autor), Stephanie Portugal de Souza (Autor), Filipe de Aquino Azevedo (Autor), Alexandre Motta de Freitas (Autor), Jéssica Machado da Silveira (Autor), Sergio Machado (Autor), Murilo Khede Lamego (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: A prática de atividades físicas altera o estado psicológico gerando benefícios para o estado de humor (EH), parâmetro relacionado à saúde mental. Exercícios físicos realizados por escolares ao ar livre e em contato com a natureza podem ser mais prazerosos, potencializando esses benefícios. Objetivo: Comparar os escores do EH antes e depois de uma aula de Surf. Métodos: A amostra envolveu 15 escolares do ensino fundamental dos municípios de Saquarema e Cabo Frio – RJ, com idade média de 12,07 (± 2,76) anos. A aula de surf teve duração de 90 minutos. Foi utilizado o questionário POMS (Perfil de Estado de Humor) que mede seis estados transitórios de humor: tensão, depressão, raiva, vigor, fadiga e confusão mental. O teste t foi utilizado para comparação das médias entre os momentos. Um valor de p < 0,05 foi considerado significativo. Os tamanhos de efeito foram calculados e classificados como mínimo para pequeno (d < 0,2), pequeno a moderado (d = 0,2 - 0,5), moderado a grande (d = 0,5 - 0,8) e grandes (d > 0,8) Resultados: Encontrou-se uma diferença significativa no estado de humor para tensão (p = 0,000), depressão (p = 0,007), raiva (p = 0,011), vigor (p = 0,002) e confusão mental (p = 0,038). A prática do surf promoveu alterações positivas em quatro aspectos do estado humor, exceto para a variável confusão mental. Conclusão: Os achados sugerem que os exercícios físicos ao ar livre e em contato com a natureza, como o surf, podem contribuir para um melhor perfil de EH e, consequentemente, para a saúde mental dos escolares.