Resumo

A potência de membros inferiores (PMI) é reconhecida como um marcador relevante de saúde e um indicador válido da aptidão muscular em jovens. Evidências apontam seu papel central na estrutura geral da aptidão física, sugerindo que ganhos nessa variável podem potencialmente impulsionar melhorias em outros componentes da aptidão física. Todavia, essa hipótese ainda carece de testes com delineamentos experimentais.OBJETIVOS: Verificar os efeitos de uma intervenção com exercícios de alta intensidade em variáveis da aptidão física, bem como examinar se e como esses efeitos são influenciados pelas mudanças na PMI.MÉTODOS: Estudo quase-experimental não randomizado com amostragem por conveniência, composto por 250 crianças (6-13 anos; 199 [79,6%] no grupo experimental). A intervenção foi implementada nas aulas de Educação Física durante 19 semanas (duas vezes por semana), incluindo 15 minutos de exercícios de alta intensidade voltados ao desenvolvimento da aptidão física adicionalmente às atividades ginásticas e de habilidades motoras/esportivas. Foram avaliadas a aptidão cardiorrespiratória (APCR), agilidade, PMI e velocidade por meio de testes do Projeto Esporte Brasil. Equações de estimativa generalizada foram utilizadas para estimar os efeitos da intervenção.RESULTADOS: A intervenção teve efeito sobre a PMI (p=0,043; g=0,26) e a velocidade (p<0,001; g=0,47) ao longo do tempo, mas não sobre a agilidade (p=0,234). O impacto da intervenção na APCR diferiu de acordo com as mudanças de PMI (interação Tempo*Escola*ΔPMI: p=0,001). Análises estratificadas indicaram que, entre os participantes que apresentaram melhora na PMI, a intervenção promoveu um aumento nos níveis de APCR (p=0,001; g=0,31), ao contrário de seus pares que não apresentaram melhora na PMI.CONCLUSÃO: A intervenção promoveu melhora no desempenho da PMI e na velocidade. Além disso, verificou-se que ganhos na APCR variaram de acordo com as mudanças na PMI, indicando que o aprimoramento desta variável pode ser um fator-chave para potencializar adaptações na APCR de crianças.