Resumo

O presente estudo avaliou os efeitos de uma intervenção de formação de professores, baseada na Teoria da Autodeterminação, na motivação de professores e alunos na aula de educação física. Trata-se de um estudo quase experimental pré-pós com 4 professores de educação física e 611 alunos de quatro escolas públicas. Foi elaborado um manual e realizadas sessões de formação de professores. A análise estatística consistiu em testes t pareados e medidas repetidas de modelo linear geral para avaliar a motivação autodeterminada dos professores e regressão linear de efeito misto para avaliar a motivação dos alunos. Após a intervenção, observou-se um aumento significativo no escore de motivação de professores e alunos. Entre os professores, verificamos um aumento na motivação autodeterminada. Entre os alunos houve tempo de interação significativo por grupo em Motivação Extrínseca Regulação Identificada (F=5,6), Motivação Extrínseca Regulação Externa (F=7,41), Amotivação (F=5,32) e Motivação Autodeterminada (F=4,87). Além disso, a Motivação Intrínseca diminuiu significativamente com a idade para meninos (β= -0,151) e meninas (β= -0,121), bem como a Regulação Introjetada de Motivação Extrínseca para meninas β= (-0,141). As sessões de treinamento podem apoiar os professores no planejamento das aulas, resultando no aumento da motivação de professores e alunos nas aulas de educação física. No entanto, essa estratégia não foi suficiente para melhorar a motivação intrínseca durante o período investigado. A Motivação Intrínseca diminuiu significativamente com a idade para meninos (β= -0,151) e meninas (β= -0,121), bem como Motivação Extrínseca Introjetada Regulação para meninas β= (-0,141). As sessões de treinamento podem apoiar os professores no planejamento das aulas, resultando no aumento da motivação de professores e alunos nas aulas de educação física. No entanto, essa estratégia não foi suficiente para melhorar a motivação intrínseca durante o período investigado. A Motivação Intrínseca diminuiu significativamente com a idade para meninos (β= -0,151) e meninas (β= -0,121), bem como Motivação Extrínseca Introjetada Regulação para meninas β= (-0,141). As sessões de treinamento podem apoiar os professores no planejamento das aulas, resultando no aumento da motivação de professores e alunos nas aulas de educação física. No entanto, essa estratégia não foi suficiente para melhorar a motivação intrínseca durante o período investigado.

Acessar