Resumo

O presente estudo avaliou os efeitos de uma intervenção com professores, baseada na Teoria da Autodeterminação, sobre a motivação de professores e alunos para a aula de educação física (EF). É um estudo quase-experimental do tipo antes e depois com 4 professores de EF e 611 alunos. Foi elaborado um manual e realizadas sessões de formação de professores. Análise estatística incluiu testes t pareados e medidas repetidas através do modelo linear geral e da regressão linear de efeito misto. Um aumento significante no escore de motivação de professores e alunos foi observado após a intervenção. Entre os professores verificou-se um aumento na motivação auto-determinada. Entre os alunos houve interação significante entre tempo por grupo (Motivação Extrínseca Regulação Identificada (F=5,6), Motivação Extrínseca Regulação Externa (F=7,41), Amotivação (F=5,32) e Motivação Autodeterminada (F=4,87). Além disso, a Motivação Intrínseca diminuiu significantemente com a idade para rapazes (β= -0.151) e moças (β= -0.121), bem como a Motivação Externa Regulação Introjetada para moças (β= -0.141). Sessões de formação podem apoiar os professores no planejamento resultando no aumento da motivação dos professores e alunos nas aulas de EF. No entanto, esta estratégia não foi suficiente para melhorar a motivação intrínseca no período investigado

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