Resumo

A autorregulação (AR) é a capacidade de controlar pensamentos, emoções e comportamentos com o objetivo de alcançar metas. Na educação infantil, é fundamental para o desenvolvimento de habilidades como autocontrole e atenção às demandas acadêmicas. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito de 12 semanas de Ginástica Educacional na autorregulação comportamental (ARCOM) de pré-escolares. Participaram 86 crianças de duas creches municipais de Petrolina (PE), divididas em grupo experimental (GE; n = 46; idade = 58,3 ± 3,41 meses) e grupo controle (GC; n = 40; idade = 57,0 ± 3,27 meses). A intervenção consistiu em 30 sessões com atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades motoras e à estimulação de aspectos da AR. A ARCOM foi avaliada por meio do teste "Cabeça, Ombro, Joelho e Pés" (medida direta) e pelo Questionário de Autorregulação e Comportamento Infantil, respondido por pais ou cuidadores (medida indireta). Também foi aplicada uma pergunta sobre a percepção familiar quanto ao comportamento das crianças após a intervenção. Modelos lineares mistos foram utilizados para analisar os efeitos da intervenção sobre a ARCOM. As respostas abertas foram analisadas por meio de nuvem de palavras. Houve aumento significativo na ARCOM medida diretamente no GE (pré = 48,10 ± 27,3; pós = 72,76 ± 27,7; p < 0,001), enquanto o GC não apresentou diferenças significativas (pré = 33,10 ± 27,2; pós = 44,61 ± 33,9; p = 1,00). Na comparação entre grupos, o GE obteve escore significativamente superior (β = 21,23; p < 0,034). Na medida indireta, não houve diferenças intragrupos, mas o GE apresentou escore mais elevado em relação ao GC (β = 0,34; p = 0,041). A palavra mais frequente no GE foi "colaborativo(a)", enquanto no GC foi "desafiando". Conclui-se que a Ginástica Educacional promoveu melhorias na ARCOM, associadas a percepções parentais mais positivas.

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