Efeitos de Uma Intervenção Pedagógica em Aspectos Motores e Comportamentais em Escolares
Por Franciéle da Silva Ribeiro (Autor), Patrícia da Rosa Louzada da Silva (Autor), Vivian Hernandez Botelho (Autor), Eraldo dos Santos Pinheiro (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: Crianças com oportunidade de vivenciar atividades através de jogos e brincadeiras na infância aumentam suas chances de sucesso quando futuramente inseridas no esporte, o ensino-aprendizagem quando prioriza o jogar para aprender, contribui para o desenvolvimento das capacidades coordenativas e táticas sem desconsiderar os interesses e motivações da idade (GRECO; SILVA; SANTOS, 2010). Objetivo: Analisar os efeitos de uma intervenção pedagógica (IP) aplicando a Iniciação Esportiva Universal (IEU) em escolares. Desenvolvimento: O Projeto de extensão Jogando para Aprender (JPA) é desenvolvido pelo Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo, da Escola Superior de Educação Física, da Universidade Federal de Pelotas em uma escola estadual. A IP ocorreu no segundo semestre de 2017, com duas aulas semanais, de 50 minutos cada, foram atendidas 22 crianças com idades entre seis e sete anos. A metodologia desenvolvida no JPA tem como base a IEU, indicada por (GRECO e BENDA, 1998). Foram utilizados elementos de pressão: tempo, precisão, complexidade, organização, variabilidade e carga, utilizando dois elementos para cada aula. Avaliação foi realizada com observações e registro individuais no diário de campo, assim como entrevista semiestruturada pré e pós IP com professoras do currículo (PC) dos alunos participantes. Resultados: Percebe-se que os alunos melhoraram significativamente, quando comparados no início e fim da IP, passando a execução de movimentos organizados, precisos e solucionando com sucesso desafios de complexidade nas atividades e brincadeiras propostas. Ademais, as PC relataram melhora percebida em sala de aula, no convívio com colegas e também nas ações motoras dos alunos. Conclusão: Constata-se a importância do JPA ao proporcionar às crianças experiências motoras, a partir de jogos e brincadeiras que poderão servir de base para futuras escolhas esportivas. Ainda, as PC enfatizaram a importância do projeto na evolução dos alunos, associando tais avanços a uma geral aprovação da turma no ano letivo de 2017.