Resumo

Introdução: Crianças com oportunidade de vivenciar atividades através de jogos e brincadeiras na infância aumentam suas chances de sucesso quando futuramente inseridas no esporte, o ensino-aprendizagem quando prioriza o jogar para aprender, contribui para o desenvolvimento das capacidades coordenativas e táticas sem desconsiderar os interesses e motivações da idade (GRECO; SILVA; SANTOS, 2010). Objetivo: Analisar os efeitos de uma intervenção pedagógica (IP) aplicando a Iniciação Esportiva Universal (IEU) em escolares. Desenvolvimento: O Projeto de extensão Jogando para Aprender (JPA) é desenvolvido pelo Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo, da Escola Superior de Educação Física, da Universidade Federal de Pelotas em uma escola estadual. A IP ocorreu no segundo semestre de 2017, com duas aulas semanais, de 50 minutos cada, foram atendidas 22 crianças com idades entre seis e sete anos. A metodologia desenvolvida no JPA tem como base a IEU, indicada por (GRECO e BENDA, 1998). Foram utilizados elementos de pressão: tempo, precisão, complexidade, organização, variabilidade e carga, utilizando dois elementos para cada aula. Avaliação foi realizada com observações e registro individuais no diário de campo, assim como entrevista semiestruturada pré e pós IP com professoras do currículo (PC) dos alunos participantes. Resultados: Percebe-se que os alunos melhoraram significativamente, quando comparados no início e fim da IP, passando a execução de movimentos organizados, precisos e solucionando com sucesso desafios de complexidade nas atividades e brincadeiras propostas. Ademais, as PC relataram melhora percebida em sala de aula, no convívio com colegas e também nas ações motoras dos alunos. Conclusão: Constata-se a importância do JPA ao proporcionar às crianças experiências motoras, a partir de jogos e brincadeiras que poderão servir de base para futuras escolhas esportivas. Ainda, as PC enfatizaram a importância do projeto na evolução dos alunos, associando tais avanços a uma geral aprovação da turma no ano letivo de 2017.