Resumo

RESUMO O objetivo desta pesquisa foi de investigar os efeitos da utilização de diferentes dicas visuais na aprendizagem do nado crawl para alunos surdos. Participaram do estudo 22 alunos, de ambos os sexos, com idades entre 10 e 17 anos. A pesquisa envolveu dois grupos (G1=dicas através de modelo e G2=dicas através de figuras e modelo) e três fases experimentais (préteste, aprendizagem e pós-teste). Tanto no pré-teste quanto no pós-teste os grupos foram filmados e avaliados por um “instrumento de avaliação do nado crawl”. Utilizou-se como medida de aprendizagem o padrão do nado crawl, a distância nadada e a quantidade de paradas. Porém obteve-se resultados significantes apenas no padrão do nado crawl. Dessa forma, os resultados da análise intra-grupo mostraram que em ambos os grupos houve melhora do pré para o pós-teste em termos do padrão de movimento. Os resultados da análise inter-grupos mostraram superioridade do grupo G2 em relação ao G1 no padrão de movimento (componentes 2 e 3), no pós-teste. Pôde-se concluir que a utilização de dicas nas figuras ilustrativas associadas às dicas no modelo real e simulado adicionou informação que permitiu o direcionamento e a manutenção da atenção dos aprendizes aos pontos chaves da habilidade. Palavras-chave: dicas visuais, aprendizagem motora, surdez, atenção seletiva.