Efeitos de Diferentes Intensidades de Trein- Amento Físico Aeróbio Sobre a Concentração Cir- Culante de Leucócitos em Adolescentes Obesos Submetidos à Intervenção Multidisciplinar
Por Thiago Ricardo dos Santos Tenório (Autor), Camila Tenório Calazans de Lira (Autor), Humberto José Gomes da Silva (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 17, n 5, 2012.
Resumo
O objetivo do presente estudo foi comparar os efeitos do treinamento aeróbio de alta intensidade (TAI) com o de baixa intensidade (TBI) sobre a concentração circulante de leucócitos em adolescentes obesos. Quarenta e três adolescentes obesos (34,4±4,3 kg/m²) de ambos os gêneros (13 meninos e 30 meninas), com idade entre 13 e 18 anos, foram submetidos de forma aleatória ao TAI (intensidade correspondente ao limiar ventilatório I; N=20) ou TBI (intensidade correspondente a 20% abaixo do limiar ventilatório I; N=23) durante 12 semanas. Todos os voluntários receberam o mesmo acompanhamento clínico, psicológico e nutricional. Para ambos os grupos as sessões de exercício foram isocalóricas (350Kcal). A concentração total de leucócitos e subpopulações (monócitos, linfócitos e neutrófilos) foram determinadas por citometria de fluxo fluorescente antes (pré) e após (pós) a intervenção.