Efeitos de Diferentes Sessões de Aquecimento no Torque e Amplitude Articular de Homens Jovens

Por: Michel Arias Brentano.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.22 - n.1 - 2008

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Resumo

Exercícios de flexibilidade são freqüentemente incluídos m sessões de aquecimento antes de exercícios resistidos. No entanto, alguns autores sugerem que a rática de exercícios de alongamento podem afetar negativamente performance de atividades que exijam força áxima. Sendo assim, o objetivo geral desse estudo foi verificar o impacto de três diferentes sessões e aquecimento na amplitude de movimento do quadril, pico de torque e trabalho total dos flexores do oelho direito. Dez homens treinados, sem histórico de lesão neuromuscular, foram testados isocineticamente em rês velocidades (60°/s, 90°/s e 120°/s) após três diferentes sessões de aquecimento: 1) aquecimento geral AG) no cicloergômetro; 2) aquecimento geral no cicloergômetro e alongamento estático (AE); 3) quecimento geral no cicloergômetro e a técnica de acilitação neuromuscular proprioceptiva "hold-relax" (FNP). A mplitude articular do quadril direito foi medido através de um goniômetro. As comparações foram feitas através de nálise de variância com medidas repetidas e teste "Post-Hoc" de Bonferroni. (p < 0,05). Os esultados ostraram uma redução no pico de torque na sessão FNP comparados aos da sessão AE na velocidade de 60°/s na fase concêntrica (AE: 150,8 + 21 Nm vs. FNP: 140 + 22 Nm) e excêntrica (AE: 182,4 + 24,5 Nm vs. FNP: 168,5 + 27,8 Nm) e também menores quando comparados ao dia de AG na velocidade de 120°/s (AG: 41,4 + 15,9 Nm vs. FNP: 129,2 + 18,4 Nm). A variação do arco articular do quadril foi maior com o FNP AE: 18,3 + 10,9 graus vs. FNP: 27,9 + 6,8 graus comparado ao AE. Nós concluímos que a técnica FNP "hold- elax" pode influenciar de forma negativa os valores de força voluntária máxima dos flexores de oelho, enquanto exercícios estáticos parecem não promover efeito negativo. No entanto, para o aumento dos níveis de amplitude da articulação do quadril, a técnica FNP "hold-relax" parece ser a melhor opção. UNITERMOS: Alongamento; Treinamento de força

Endereço: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rbefe/v22n1/v22n1a5.pdf

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