Efeitos de Diferentes Tipos de Estabelecimentos de Metas na Aprendizagem de Habilidades Motoras
Por Orlando Pereira de Souza Junior (Autor), Umberto Cesar Correa (Autor), Cinthya Walter (Autor), Ivan Wallan Tertuliano (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O presente estudo investigou os efeitos de diferentes estabelecimentos de
metas na aprendizagem de habilidades motoras. Participaram do estudo
100 indivíduos de ambos os sexos, com idades entre 18 e 37 anos (M=23),
sem experiência na tarefa de subir na escada de Bachman. Os participantes
foram distribuídos aleatoriamente em 5 grupos: a) estabelecimento de metas
genéricas ("Faça seu melhor"); b) estabelecimento de metas específicas
difíceis de longo prazo; c) estabelecimentos de metas específicas fáceis de
longo prazo; d) estabelecimentos de metas específicas difíceis de curto e
longo prazo; e) estabelecimentos de metas específicas fáceis de curto e
longo prazo. O delineamento experimental constou de uma fase de aquisição na qual foram realizadas 200 tentativas (100 tentativas a cada dia
a l t e rn a d ame n t e ) , um t e s t e d e t ra n s fe r ê n c i a ( 5 0 t e n t at iva s ) e após
um int e rva lo de s e t e di a s um t e s t e de re t enç ão ( 5 0 t ent at iva s ) .
Houve a preocupação em se controlar o auto-estabelecimento de metas através da instrução e da aplicação de um questionário específico levando a separar os indivíduos que auto-estabeleceram metas (n=28). A
variável dependente foi a quantidade de degraus alcançados e os resultados foram analisados em relação à somatória de degraus em blocos de 10
tentativas. Os resultados mostraram que os grupos obtiveram similar nível
de desempenho em ambos os testes (transferência e retenção). Portanto,
os tipos de estabelecimentos de metas utilizados possibilitam similar aprendizagem