Resumo

A informação é crítica para aprendizagem de uma habilidade motora e sua natureza pode ser crucial para maximizá-la. O feedback pode ser compreendido como qualquer informação de retorno relacionada ao movimento que foi realizado. Um dos tipos de feedback fornecido externamente à pessoa que realizou o movimento é o conhecimento de performance (CP), que informa sobre aspectos relacionados ao padrão do movimento. Uma das formas de apresentação desse tipo de informação é através do vídeo, mostrando para o indivíduo o movimento que acabou de realizar. Os resultados dos estudos realizados com essa fonte de informação, até o momento, são inconsistentes para indicar quais as variáveis poderiam influenciar seus efeitos e direcionar a aplicação desse recurso. Uma das possibilidades é fornecer o CP visual em uma freqüência autocontrolada, oportunizando o indivíduo escolher o momento em que quer receber essa informação, o que permite que ele participe mais ativamente do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do estudo foi investigar o efeito do conhecimento de performance visual em uma freqüência autocontrolada na aprendizagem de um saque do voleibol. Trinta voluntários do sexo masculino, com idades entre onze e treze anos, foram distribuídos em três grupos (n=10): 1) grupo autocontrolado, que recebeu o conhecimento de performance em uma freqüência autocontrolada na fase de aquisição 2) grupo espelho, que recebeu o conhecimento de performance em virtude da solicitação do grupo autocontrolado 3) grupo controle, que não recebeu CP visual em nenhuma fase. A fase de aquisição constou de dois dias consecutivos de prática, com 80 tentativas em cada dia, com os sujeitos sacando perpendicularmente ao alvo. Foi realizado um teste de transferência imediata dez minutos após o término da fase de aquisição e o teste de transferência atrasada foi realizado 48 horas após o término do teste de transferência imediata.

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