Efeitos do Ensino Por Problemas Sobre a Atividade Física e Aptidão Física em Escolares
Por Ademir Testa Junior (Autor), Idico Luiz Pellegrinotti (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 24, n 1, 2019.
Resumo
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar as mudanças na atividade física e aptidão física após aulas de Educação Física escolar fundamentadas no ensino por resolução de problemas. Participaram da pesquisa, dois grupos (G1 n = 33 e G2 n=35) compostos por jovens com 17 anos de idade. Os integrantes do G1 e do G2 participaram de aulas sobre conteúdo da aptidão física, por meio da metodologia baseada na resolução de problemas, durante 20 aulas. Os integrantes do G1 tiveram as aulas predominantemente teóricas; para o G2, as aulas foram predominantemente práticas. A bateria de testes de aptidão física da PROESP-BR e o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ-versão curta) foram utilizados antes e após a intervenção. A quantidade de participantes muito ativos aumentou 21,2% no G1 e não sofreu alterações no G2 (31,4%). Houve diferença significante (p < 0,05) entre momentos (pré vs pós) no G1, na flexibilidade e força abdominal, e efeito pequeno para a flexibilidade, velocidade e força abdominal. No G2 observou-se diferença significante e efeito pequeno para flexibilidade, resistência e velocidade. Concluiu-se que as duas intervenções didáticas promoveram alteração no nível de atividade física, mas o efeito foi maior nos escolares do G1. O nível de aptidão física foi maior após as intervenções no G1 e no G2. O estudo revelou a importância de se promover a disseminação dos saberes e valores sobre a vida fisicamente ativa.
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