Resumo

O esporte tem um papel fundamental no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo de crianças e adolescentes. Investigações sobre os efeitos de diferentes práticas esportivas no cérebro podem nortear as abordagens dentro da escola. OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos de esportes nas funções cognitivas de crianças, especificamente, avaliar o impacto de diferentes tipos de esportes na atividade cortical. METODOLOGIA: O estudo foi composto por 95 crianças de 10 a 12 anos, divididas em dois grupos. O grupo TEC (Tempo Escolar Complementar) foi composto por 63 crianças, praticantes de 5 modalidades esportivas distintas e o grupo controle foi composto por 33 crianças sem histórico de participação no projeto TEC. Foi realizado um estudo transversal, no qual foi aplicada uma tarefa visuomotora durante a captação da atividade cortical por meio do EEGq (Eletroencefalograma quantitativo), com objetivo de investigar o ERP (potencial relacionado ao evento) P300. A análise estatística foi feita para os eletrodos Fz, Pz e Cz. RESULTADOS: O grupo TEC teve maior amplitude do P300 no eletrodo Pz (p= 0,02) e menor latência do P300 nos eletrodos FZ e CZ em comparação ao grupo controle (p = 0,00). Para a medida do tempo de reação (ms), foram entradas diferenças significativas para o grupo TEC comparado ao grupo controle, com menores índices de tempo de reação para o grupo TEC (p = 0,00). CONCLUSÃO: Contudo, este estudo reforça a importância da prática regular de esportes na melhoria das funções cognitivas de crianças em idade escolar. Através do aumento da amplitude e redução da latência do P300. Esses resultados destacam o potencial dos programas de treinamento esportivo como intervenções eficazes para aprimorar o desempenho cognitivo em crianças, contribuindo para um desenvolvimento neurocognitivo saudável e equilibrado.

Acessar