Resumo

Introdução

O desenvolvimento incompleto do esqueleto de adolescentes e crianças depende de vários fatores como carga genética, alimentação e ambiente. O exercício físico apropriado pode melhorar a aptidão física do jovem, porém ainda há interrogações de seu efeito sobre a densidade óssea.

Objetivo

Verificar a influência da atividade física apropriada sobre o desenvolvimento ósseo em adolescentes.

Métodos

Entre 3240 estudantes com 12 a 16 anos de 4 escolas, selecionou-se 96 estudantes (52 homens) para observação. Divididos entre grupo controle e experimental, com protocolo de atividades esportivas inseridos nesse último. Para a coleta de dados foram utilizados questionários familiares e estudantis, exames físicos e radiografia. A análise estatística de fatores como esportes e desenvolvimento da qualidade da altura dos adolescentes foi amplamente documentada.

Resultados

O desenvolvimento esquelético de adolescentes que participam regularmente de esportes é melhor do que o de adolescentes que não participam de esportes.

Conclusão

O exercício físico pode promover o desenvolvimento ósseo nos adolescentes. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Acessar