Resumo

A sociedade brasileira experimentou significativo desenvolvimento econômico nos últimos 20 anos, em consequência, o país passou por importantes mudanças em sua estrutura socioeconômica. Neste contexto, uma série de políticas foram implantadas no Brasil com o objetivo de melhorar as condições sociais e econômicas das camadas mais marginalizadas da população. Em meio a uma diversidade de origens, características estruturantes e objetivos, muitas destas ações adotam o esporte (entendido aqui em um sentido amplo do termo) como conteúdo ou meio para educar crianças e jovens, baseados na crença do seu potencial para influenciar e/ou promover valores, atitudes e comportamentos, ou mesmo para promover inclusão social. Desta forma, este estudo teve como objetivo compreender os efeitos de projetos sociais que se utilizam do esporte, priorizando a investigação sobre os efeitos de sua vivência no comportamento pró-social de seus participantes, tendo como lócus da pesquisa o projeto Estação Conhecimento de Serra, com usuários iniciantes do atletismo, futebol, natação e iniciação esportiva. O propósito dessa investigação demandou a necessidade de mobilizarmos, em termos metodológicos, um estudo quanti-qualitativo de tipo pré-teste / pós-teste com delineamento “quase experimental” com grupos não randomizados (KERLINGER,

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