Efeitos Do Exercício Físico Agudo Sobre Memória, Atenção E Função Executiva De Obesos Treinados E/Ou Submetidos A Terapia Interdisciplinar
Por Leticia Andrade Cerrone (Autor), Fernanda Rodrigues (Autor), Danielle Arisa Caranti (Autor), Ricardo José Gomes (Autor).
Em VI Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício - CONBRAMENE
Resumo
A obesidade é caracterizada como uma doença crônico-degenerativa de origem multifatorial e pode ser ocasionada pela interação entre fatores genéticos, culturais, sociais, hábitos inadequados de alimentação, comportamento e estilo de vida sedentário, podendo também pode afetar a cognição e memória. A função cognitiva pode ser conceituada como as fases do processo de informação, tais como: percepção, aprendizagem, atenção, memória, raciocínio lógico, solução de problemas e também o funcionamento psicomotor. Neste contexto, o estilo de vida mais ativo é um importante modulador da saúde, sendo capaz de prevenir, amenizar e reverter as disfunções cognitivas, pois o exercício pode ocasionar aumento dos níveis de neurotransmissores e provocar mudanças estruturais cerebrais, podendo melhorar a função cognitiva. OBJETIVO: avaliar a memória, atenção e a função executiva, antes e após a realização de uma sessão de exercício físico combinado de intensidade moderada em adultos obesos treinados, integrantes dos grupos interdisciplinar e exercício físico do Grupo de Estudos da Obesidade (GEO). MÉTODOS: A amostra foi composta por 11 participantes, sendo cinco participantes do grupo exercício físico combinado (EXE) e seis do grupo de tratamento interdisciplinar (INT) do GEO na cidade de Santos/ SP. Após passarem por esse período de 32 semanas de treinamento, os voluntários participaram de uma sessão de exercício físico agudo combinado que teve duração de 60 minutos. Para coleta de dados, foram aplicados testes relacionados à função cognitiva no momento basal e após a sessão de exercícios físicos. Os testes aplicados foram: recordação livre de palavras, avaliando a memória declarativa e auditiva, Dígitos WAIS-III avaliando principalmente a capacidade de memória de trabalho e de atenção e o teste de Atenção Concentrada de Toulouse-Pieron avaliando a atenção. Para análise estatística foi realizado o teste de normalidade de Shapiro-Wilk, e ANOVA com medidas repetidas, o nível de significância foi aceito em 5% RESULTADOS: Houve aumento após o exercício físico para a variável atenção. O teste de recordação livre das palavras verificou que o grupo interdisciplinar teve um melhor desempenho na memória de longo prazo quando comparado ao grupo exercício. CONCLUSÃO: A sessão aguda exercício físico combinado de intensidade moderada resultou na melhora da cognição, principalmente da memória de curto e longo prazo e da atenção dos obesos participantes.