Resumo

INTRODUÇÃO

Nas duas últimas décadas, um número considerável de evidências tem revelado ganhos na aquisição de habilidades motoras quando os aprendizes tem controle sobre o fornecimento de algum fator que afeta a sua prática (Condição autocontrolada) (Wulf & Lewthwaite, 2016, p. 1392). Dentre esses fatores, o feedback, especificamente o conhecimento de resultados (CR), tem se constituído de grande interesse nas pesquisas. Uma explicação para os ganhos na aprendizagem motora a partir da utilização de condições autocontroladas de fornecimento de CR baseia-se em consequências motivacionais favoráveis originadas da possibilidade de realizar escolhas, tais como autoeficácia (Bandura, 2006, p. 307). No entanto, poucas tentativas foram feitas para examinar se, de fato, uma maior autoeficácia do aprendiz leva a ganhos na aprendizagem motora em uma condição autocontrolada de CR. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi investigar se o nível de autoeficácia do aprendiz afeta a aprendizagem de uma tarefa de timing coincidente em uma condição autocontrolada de CR. 

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