Resumo

Há evidências de que o aumento da distância entre o foco de atenção e os movimentos corporais possam potencializar a aquisição de habilidades motoras. O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos de diferentes tipos de foco de atenção na aprendizagem do chute, em uma tarefa do futsal, em crianças. Participaram 29 crianças, com idade média de 6.12 ± 0.4 anos, distribuídas aleatoriamente em quatro grupos (foco de atenção exter-no próximo, foco de atenção externo distante alvo, foco externo distante goleiro e grupo sem indução de foco). Os participantes realizaram uma tentativa de pré-teste, seguida por 20 tentativas, na fase de aquisição. Dez minutos após a fase de prática realizaram cinco tentativas na fase de retenção e cinco tentativas na fase de transferência. Os resultados mostraram grande precisão na habilidade de chute no futsal para o grupo que foi induzido ao foco externo distante no alvo, em comparação ao foco externo próximo e ao controle, nas fases de retenção (p = .003) e transferência (p = .011). Conclui-se que instruções induzindo foco externo distante de atenção foram capazes de aumentar os níveis de apren-dizagem de habilidades esportivas do grupo de crianças avaliadas

Acessar