Efeitos do Incremento Contínuo de Interferência Contextual na Aprendizagem do Serviço do Voleibol
Por Domingos Manuel Nhamussua (Autor), Jerremias Mahique (Autor), Ricardo Drews (Autor), Flavio Henrique Bastos (Autor), Umberto Cesar Correa (Autor), Go Tani (Autor).
Resumo
O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos do incremento contínuo de in-terferência contextual na aquisição do serviço do voleibol em adolescentes. Participaram 30 voluntários masculinos, com idade média de 13.5 ± 0.8 anos, distribuídos em três gru-pos experimentais de acordo com o tipo de prática: aleatória, em blocos e incremental (blocos, seriada e aleatória). A tarefa consistiu em realizar o serviço do voleibol (por cima e tipo tênis). O estudo constituiu-se de quatro fases: baseline (cinco tentativas), aquisição (72 tentativas) e testes de transferência 48 horas e 72 horas após aquisição (10 tentativas cada). Os resultados mostraram que os grupos com prática aleatória e incremental foram superiores ao grupo com prática em blocos na fase de aquisição. Nos testes de transfe-rência, o grupo de prática aleatória apresentou desempenhos superiores, principalmente em relação ao grupo de prática incremental, contudo o teste de post hoc não localizou as diferenças específicas entre os grupos, o que limita afirmações mais categóricas sobre tais efeitos. Conclui-se que a prática com incremento contínuo de interferência contextual não beneficia a aprendizagem do serviço do voleibol em adolescentes