Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos do incremento contínuo de in-terferência contextual na aquisição do serviço do voleibol em adolescentes. Participaram 30 voluntários masculinos, com idade média de 13.5 ± 0.8 anos, distribuídos em três gru-pos experimentais de acordo com o tipo de prática: aleatória, em blocos e incremental (blocos, seriada e aleatória). A tarefa consistiu em realizar o serviço do voleibol (por cima e tipo tênis). O estudo constituiu-se de quatro fases: baseline (cinco tentativas), aquisição (72 tentativas) e testes de transferência 48 horas e 72 horas após aquisição (10 tentativas cada). Os resultados mostraram que os grupos com prática aleatória e incremental foram superiores ao grupo com prática em blocos na fase de aquisição. Nos testes de transfe-rência, o grupo de prática aleatória apresentou desempenhos superiores, principalmente em relação ao grupo de prática incremental, contudo o teste de post hoc não localizou as diferenças específicas entre os grupos, o que limita afirmações mais categóricas sobre tais efeitos. Conclui-se que a prática com incremento contínuo de interferência contextual não beneficia a aprendizagem do serviço do voleibol em adolescentes

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