Resumo

INTRODUÇÃO 
Distintos métodos dentro do treinamento de força (TF) são desenvolvidos através da manipulação das variáveis metodológicas, favorecendo diferentes estímulos neurais, metabólicos, hormonais e do sistema circulatório (Tillin et al,. 2014). O método pareado agonista-antagonista (PAA) consiste em estimular previamente a musculatura antagonista do grupo muscular que se deseja otimizar, pois a inibição neurológica dos músculos antagonistas após a pré-ativação no primeiro exercício, inibe a ação dos proprioceptores, promovendo a redução na coativação muscular, e aumentando a ativação neural e força dos músculos agonistas (Maia et al.,2014; Paz et al,. 2016). O objetivo do presente estudo foi comparar o método tradicional vs PAA sobre o trabalho total (TT) e volume de treinamento (VT) no exercício cadeira extensora (CE).

MÉTODOS
Participaram do estudo 12 mulheres (24,14 ± 5,4 anos, 161,85 ± 2,9 cm, 60 ± 6´9 kg) com no mínimo 6 meses de experiência no TF. Foram realizadas três visitas ao laboratório, sendo a primeira para esclarecimento do procedimento experimental e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), a segunda para o teste de dez repetições máximas (10RM) para os exercícios mesa flexora (MF) e cadeira extensora (EX) e a terceira para o procedimento experimental. O teste de 10RM consistiu de 3 tentativas para cada exercício, com intervalo de recuperação de 5 minutos entre tentativas e 10 minutos entre exercícios (Farias et al., 2016). Após 48 horas do teste de 10RM, foi realizado o procedimento experimental que consistiu da realização do método tradicional: 1 série do exercício CE até a falha concêntrica. Após 10 minutos de intervalo de recuperação, foi realizado o método PAA, sendo 1 série de MF seguida de CE até a falha concêntrica. Foi dado um intervalo de 30 segundos entre os dois exercícios (Maia et al.,2014). A carga de 100% de 10RM foi adotada em ambos os exercícios. Foi adotada uma entrada contrabalanceada e alternada para os protocolos de teste.

RESULTADOS
Os dados demonstram o TT e VT em cada método para o exercício cadeira extensora: método tradicional CE (TT = 39 ± 10,08); (VT = 12068,57 ± 3957,15); método pareado agonista-antagonista MF + CE (TT = 47,14 ± 8,05); (VT = 14560 ± 4139,75). Pôde-se observar diferença significativa tanto no trabalho total como no volume total, sendo que o método PPA foi superior ao tradicional nestas variáveis.

CONCLUSÕES
Concluiu-se, assim, que o exercício CE, quando realizado precedido do exercício MF (método PAA), apresentou maiores TT e VT, podendo ser uma melhor estratégia para otimização do desempenho da força se comparado ao método tradicional, além de apresentar possibilidade de redução no tempo despendido para o treinamento.

Acessar