Resumo

OBJETIVO: Identificar os efeitos do Método Pilates, comparado com outros tipos de intervenção ou com nenhuma intervenção, na qualidade de vida de adultos saudáveis, através de uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados.

MÉTODOS: Pesquisou-se nos bancos de dados do MEDLINE, LILACS, SciELO, Cochrane, PEDro e Pubmed (última pesquisa em janeiro/2018). Foram incluídos ensaios clínicos randomizados que analisaram os efeitos do Método Pilates na qualidade de vida de adultos saudáveis, de qualquer sexo e idade. Os estudos que atenderam aos critérios de inclusão foram avaliados, de forma independente e cega por dois revisores, em relação ao risco de viés, através dos itens propostos pela escala do Banco de Dados de Fisioterapia (PEDro).

RESULTADOS: Foram selecionados dois estudos que atendiam aos critérios de elegibilidade. Conforme os dados encontrados na Escala PEDro, há diferença na qualidade metodológica desses estudos, sendo um estudo de qualidade ruim e, outro, de qualidade alta.

CONCLUSÕES: Há baixas evidências quanto à melhora na qualidade de vida durante a prática do Método Pilates.

Acessar