Efeitos do Treinamento de Força na Maturação Biológica de Crianças e Adolescentes: Uma Revisão Sistemática

Por: Fabiana Rodrigues Scartoni, Fabricia da Silva de Oliveira e Leandro de Oliveira Santa Ana.

43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE

Send to Kindle


Resumo

Introdução: Estudos vem sendo realizados sobre a interferência do Treinamento de força na maturação e isso tem quebrado certos
eficiência e os benefícios que esse tipo de exercício apresenta para a população mais jovem. Tendo em vista o cenário atual e o aumento da procura cada vez mais por esse tipo de exercício, assim se faz necessário a busca de evidências e estudos, que mensurem os efeitos, sendo eles positivos ou negativos, do treinamento de força na maturação biológica de crianças e adolescentes. Objetivo : O objetivo do estudo é buscar evidências que comprovem os efeitos que o treinamento de força causa na maturação biológica de crianças e adolescentes. Métodos : Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) via National Library of Medicine (PUBMED), Scientific Eletronic Library Oline (Scielo) e Cochrane - Central Register Of Controlled Trialls. A revisão incluiu criteriosamente as seguintes etapas: formulação da questão norteadora,seleção dos estudos tendo como base o ano de publicação,seleção dos resumos dos estudos, seleção dos estudos para leitura na integra e por fim apresentação da revisão do conhecimento produzido. Conclusão: Não houve achados significativos para elaboração e comprovação da pesquisa. Isso devido a escassez de informações e estudos científicos. Além disso pressupõe que há uma certa limitação no que concerne a aplicabilidade de testes nessa população, devido muitas vezes a falta de conhecimento científico e até mesmo por ter de submeter a criança a execução do teste.

Endereço: http://celafiscs.org.br

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.