Resumo

Introdução

O treinamento físico é um método de treinamento bastante conhecido em esportes competitivos. Porém, na maioria das aulas de treinamento físico, o foco ainda está nos exercícios tradicionais de condicionamento físico como força, velocidade, resistência, etc., voltados para jovens atletas que estão em fase de crescimento e desenvolvimento, sem embasamento literário para assegurar uma real eficácia nos aumentos de carga para o desempenho atlético frente aos riscos na propriocepção física dos atletas.

Objetivo

Explorar o efeito do treinamento funcional na sensibilidade física de atletas esportivos.

Métodos

O método de coleta de dados é utilizado no treinamento diário de seis diferentes atletas especiais em uma escola de esportes distrital: judô, artes marciais, luta livre, equipe de tênis, equipe de natação e equipe de tênis de mesa, agregando o protocolo de treino funcional em movimento corporal.

Resultados

O desempenho médio dos grupos antes e depois do experimento foram coletados e confrontados, o teste de diferença foi realizado, sendo o resultado do teste encontrado P>0,05. Os atletas do grupo experimental não apenas melhoraram a velocidade de trabalho com os pés e a coordenação física, a velocidade do movimento do trabalho com os pés e a velocidade da conexão entre os movimentos aumentaram significativamente na sexta semana, refletindo maior estabilidade e coordenação motora nos movimentos. A propriocepção é uma das qualidades esportivas essenciais do corpo humano, não está apenas diretamente relacionada às qualidades físicas, como velocidade e força, mas também está intimamente relacionada as diferentes vias neurais.

Conclusão

O treinamento funcional pode melhorar a flexibilidade física e a coordenação motora dos atletas; também pode estimular os proprioceptores corporais, aumentar a confiança dos atletas e tornar o treinamento mais eficiente e eficaz. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação de resultados.

Acessar