Efeitos do treinamento muscular inspiratório pré-operatório em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca: uma revisão sistemática
Por Cássio Magalhães da Silva e Silva (Autor), Séres Costa de Souza Nascimento (Autor), Vinicius Afonso Gomes (Autor), Aísa de Santana Lima (Autor), Ana Cristina da Costa Oliveira (Autor).
Em Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício (RBFex) v. 21, n 3, 2022.
Resumo
As doenças que acometem o sistema cardiovascular levam frequentemente o paciente a realizar cirurgias cardíacas em busca de uma melhor sobrevida. Esse procedimento cirúrgico está associado a uma grande ocorrência de complicações pós-operatórias relacionadas com a função respiratória. A realização do treinamento muscular inspiratório (TMI) pré-operatório pode beneficiar pacientes que serão submetidos a cirurgias cardíacas. Objetivo: Revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados, informando os efeitos do TMI pré-operatório em pacientes submetidos a cirurgia cardíaca. Métodos: A busca dos ensaios clínicos randomizados foi feita por dois autores, incluindo as bases de dados Medline, PubMed, Pedro e Scielo. A qualidade metodológica dos artigos foi avaliada utilizando a escala PEDro e o risco de viés foi pontuado pelo software Review Manager version 5.4 da Cochrane Collaboration. Resultados: Inicialmente foi identificado um total de 85 artigos nas bases de dados. Cinco artigos foram incluídos para extração de dados. Os desfechos principais desta revisão sistemática são: Pressão inspiratória máxima (PImáx); Volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1); Capacidade vital forçada CVF; Pneumonia, duração da internação pós-operatória e complicação pulmonar pós-operatória. Conclusão: O TMI realizado no período pré-operatório para pacientes submetidos a cirurgia cardíaca agrega benefícios que incluem prevenção das complicações pulmonares pós-operatórias, aumentando a PImáx e o VEF1, reduzindo a ocorrência de pneumonia e diminuindo o tempo de internação pós-operatória.