Resumo

 Na atualidade é possível observar que existe uma constante exposição a fatores de risco que podem levar a doenças cardiovasculares e, também, metabólicas em crianças e adolescentes. Nesse sentido, o Treinamento Pliométrico (TP) que tem como base o ciclo alongamento-encurtamento (CAE) surge como uma opção segura e eficaz na melhora da aptidão física, composição corporal e do desempenho físico dessa população.

Objetivo: Apresentar uma revisão da literatura acerca dos efeitos do TP em crianças e jovens adolescentes, evidenciando os resultados sobre diferentes capacidades físicas do desempenho humano.

Métodos: A pesquisa foi realizada entre os meses de setembro de 2021 e janeiro de 2022 usando as bases de dados PubMed, Scielo, Google Acadêmico e Portal Capes e foram utilizados os seguintes termos: "treinamento pliométrico", "treinamento físico" , "crianças", "adolescentes". Além dos boleanos "AND" e "OR".

Resultados e Discussão: Inicialmente, foram encontrados 1.346 artigos, e após todo o processo de seleção e elegibilidade restaram sete estudos, dos quais, dois (28,57%) foram realizados na população feminina. O TP mostrou benefícios no desempenho da agilidade, velocidade, saltos e desempenho técnicos esportivos, nas respostas cardiovasculares e neuromusculares em crianças e adolescentes. Contudo, mais protocolos precisam ser examinados e aplicados na população feminina.

Conclusão: Concluiu-se que o TP é um método seguro e eficaz para melhoras as capacidades físicas em crianças e adolescentes. Além de ser aplicável e promover maior variabilidade de repertório neuromusculares e motores.

pdf

Acessar