Efeitos do Treinamento Resistido no Processo de Emagrecimento, Modulação Hormonal e Qualidade de Vida de Mulheres com Hipotireoidismo
Por Verena da Silva Duarte (Autor), Letícia de Jesus Lima (Autor), Milena Vasconcelos Medeiros (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A tireoide, segundo Rodrigues, Toledo e Nogueira (2017) é uma das maiores glândulas endócrinas, sua função é sintetizar os hormônios tireoidianos essenciais para o desenvolvimento e crescimento dos diversos órgãos e sistemas em humanos. Raso, Greve e Polito (2013) ratificam os efeitos do T3 e T4, aumentam a taxa metabólica basal e a produção de calor, estimula a metabolização de gordura, além de promoção da síntese proteica. Segundo Raso, Greve e Polito (2013) no Brasil, 5,7% da população possui hipotireoidismo sendo mais frequente em mulheres comparadas aos homens e afirmam que os exercícios com peso mostraram ser eficazes na recuperação da função muscular esquelética dos indivíduos com hipotireoidismo.
Através de uma pesquisa de campo, o objetivo foi investigar se o treinamento resistido (TR) tem efeitos significativos no processo de emagrecimento, modulação hormonal e qualidade de vida (QV) de mulheres com hipotireoidismo.