Resumo

Introdução

O judô é um esporte com alta incidência de lesões esportivas. Atletas de judô querem dominar o máximo de suas habilidades. Para diminuir a incidência de cirurgias e alcançar melhores resultados é necessário um bom condicionamento físico. Os exercícios de estabilidade do core podem reduzir discretamente a probabilidade de lesões nos membros inferiores em judocas.

Objetivo

Este artigo analisa o efeito da reabilitação com treino de estabilidade do core em lesões de membros inferiores de judocas por meio de estudos de caso.

Métodos

Um membro da equipe chinesa de judô com lesão de membro inferior realizou treinamento de estabilidade do core. Foram utilizados testes de força isocinética, testes de composição corporal e verificações funcionais para explorar a recuperação física do atleta após o treino.

Resultados

Os membros inferiores dos atletas evoluíram com boa recuperação (P<0,05). Adicionalmente, notou-se também uma recuperação no nível de aptidão física (P<0,05).

Conclusão

O treinamento de estabilidade do core afeta positivamente a recuperação de lesões de membros inferiores em judocas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação de resultados.

Acessar