Efeitos dos Focos de Atenção Externo e Interno-externo na Aquisição do Arremesso de Dardo de Salão
Por Fabiano de Souza Fonseca (Autor), Cristiane Moretzsohn Silva (Autor), João Vitor Alves Pereira Fialho (Autor), Rodolfo Novellino Lacom Benda (Autor), Herbert Ugrinowitsch (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O foco externo de atenção (efeitos do movimento no ambiente) tem mostrado
melhores resultados na aquisição de habilidades motoras que o foco interno
(aspectos de controle do movimento), porém ainda não está claro o efeito da
interação entre esses focos. O objetivo do presente estudo foi comparar o
efeito do foco de atenção externo e da combinação do foco interno-externo
na aquisição do arremesso de dardo de salão. Participaram deste estudo vinte
universitários inexperientes na tarefa, com idade média 22,3 ± 3,4 anos, divididos
aleatoriamente em dois grupos: foco externo e foco externo-interno. A tarefa
foi arremessar um dardo de salão, com movimento pendular do braço, a um
alvo posicionado paralelamente ao solo e distante a 2,5 metros do local de
arremesso. O experimento foi dividido em fase de aquisição (100 tentativas) e
teste de retenção (20 tentativas). Antes da fase de aquisição, o grupo foco
externo recebeu, consecutivamente, 10 demonstrações e instruções referentes
ao foco externo e a cada 10 tentativas eles recebiam mais uma demonstração e
instruções referentes a esse foco. Na metade desta fase, esse procedimento foi
repetido. O grupo foco interno-externo recebeu inicialmente informações de
foco interno e na segunda metade da aquisição, de foco externo. Para os dois
grupos, as demonstrações foram através de vídeo, com um sujeito habilidoso
executando a tarefa. Quando o foco de atenção foi externo, os sujeitos assistiam
somente à imagem do deslocamento do dardo até o alvo, e quando o foco foi
interno, assistiam à imagem do padrão do movimento. O teste de retenção foi
realizado 10 minutos após a fase de aquisição, sem informação de foco de
atenção. Na fase de aquisição e no último bloco da aquisição mais o teste de
retenção, foram comparadas médias e desvios padrão através do teste ANOVA
two-way com medidas repetidas no segundo fator. Na média de pontuação foi
encontrada diferença significativa no fator blocos na aquisição [F(19,342)=2,229,
p=0,002]. Na análise do desvio padrão foi encontrado diferença significativa
na aquisição para o fator blocos [F(19,342)=1,716, p=0,032] e grupos
[F(1,18)=0,250, p=0,035), não foram encontrados outros efeitos significativos.
Os sujeitos mostraram que os dois grupos aprenderam a tarefa e que o foco
interno-externo foi mais consistente nos arremessos comparado ao grupo foco
externo na fase de aquisição, dando indícios que o foco interno pode ser uma
importante estratégia em fases iniciais de aprendizagem.