Resumo

O conhecimento de resultados (CR) consiste em uma das variáveis mais importantes na aquisição de habilidades motoras, considerado inferior apenas à prática. A manipulação do CR quanto ao aspecto temporal produz três intervalos: pré-CR, intervalo entre o término da tarefa e a apresentação do CR; pós-CR, intervalo de tempo entre a apresentação do CR e a próxima tentativa; e o intervalo intertentativas, que separa uma execução da tentativa seguinte. A análise desses intervalos tem sido considerada um problema, pois quando se manipula um dos intervalos indiretamente se manipula um dos outros. A partir desse aspecto torna-se necessária uma análise da interação dos três intervalos. Assim, o objetivo desse estudo foi verificar os efeitos dos intervalos de tempo de apresentação de conhecimento de resultados na aquisição de uma habilidade motora. Foi utilizado um aparelho para medir o tempo de resposta, composto de uma plataforma contendo seis recipientes enumerados de 1 a 6, uma central de controle ligada a um microcomputador com uma chave de resposta. Na fase de aquisição, os sujeitos praticaram 30 tentativas de uma tarefa de posicionamento manual a qual consistia em transportar três bolas de tênis entre seis recipientes em uma ordem pré-estipulada (4-2/5-3/6-1) no tempo alvo de 3000 ms. Dez minutos após o término da fase de aquisição foi aplicado o teste de transferência imediata. 24 horas após o teste de transferência imediata foi realizado o teste de transferência atrasada. Ambos os testes foram constituídos de 15 tentativas de prática nos quais foram alteradas as seqüências de movimento (6-1/5-3/4-2) e o tempo alvo (4000 ms), além da ausência de CR. Nos testes, cada bloco de 5 tentativas possuía intervalo intertentativas de 4, 8 e 16 segundos respectivamente com a finalidade de não propiciar vantagem para um grupo especifico. Os 90 universitários foram divididos em nove grupos (n=10): G1 com pré-CR de quatro segundos, sem pós-CR e intertentativas de quatro segundos; G2 sem pré-CR, pós-CR de quatro segundos e intertentativas de quatro segundos; G3 com pré-CR de dois segundos, pós-CR de dois segundos e intertentativas de quatro segundos; G4 com pré-CR de oito segundos, sem pós-CR e intertentativas de oito segundos; G5 sem pré-CR, pós-CR de oito segundos e intertentativas de oito segundos; G6 com pré-CR de quatro segundos, pós-CR de quatro segundos e intertentativas de oito segundos; G7 com pré-CR de dezesseis segundos, sem pós-CR e intertentativas de dezesseis segundos; G8 sem pré-CR, pós-CR de dezesseis segundos e intertentativas de dezesseis segundos; G9 com pré-CR de oito segundos, pós-CR de oito segundos e intertentativas de dezesseis segundos. Os resultados determinam que os menores intervalos apresentaram melhores resultados indicando que tempo para processamento de informação não deve ser longo, exigindo atuação da memória.

Acessar