Efeitos do Ensino no Desenvolvimento da Capacidade de Coordenação Corporal em Crianças de Oito Anos de Idade
Por Vitor Pires Lopes (Autor), José Antônio Ribeiro Maia (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 11, n 1, 1997. Da página 40 a 48
Resumo
Pretendeu-se analisar a magnitude da mudança na expressão da capacidade de coordenação corporal em crianças de oito anos de idade sujeitas a dois programas de ensino e a duas freqüências letivas semanais (duas/semana e três/semana) ao longo de um trimestre letivo. Um dos programas de ensino consistiu no bloco jogos do programa oficial do primeiro ciclo do ensino básico português; o segundo programa consistiu numa unidade didática que tinha por base o basquetebol. A capacidade de coordenação corporal foi avaliada através da bateria de testes KTK (Körperkoordination Test für Kinder - KTK). O estudo teve um delineamento fatorial de 2 x 2 x 2 (programa x freqüência x tempo) com as medidas repetidas no 3o. fator, sendo os resultados analisados através do procedimento estatístico DM MANOVA (Doubly Multivariate MANOVA). Verificaram-se melhorias em todos os grupos. O programa oficial mostra um maior efeito sobre a melhoria do item saltos laterais. Relativamente à freqüência semanal não se podem tirar quaisquer conclusões uma vez que os efeitos dos dois níveis de freqüência são distintos nos dois itens onde este fator teve influência significativa (saltos laterais e transposição lateral). UNITERMOS: Coordenação corporal; Programas de ensino; Freqüência semanal; Bateria de testes KTK.