Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a estrutura da prática como uma importante variável para a aprendizagem de habilidades motoras contínuas, assim como as possíveis implicações teóricas sobre a capacidade de planejamento. Estudos baseados em tarefas contínuas, até o momento, não foram conclusivos. O delineamento adotado para o estudo foi experimental fatorial, somente com pós-teste. Vinte e oito estudantes voluntários destros, com idade média de 21,5 anos, foram aleatoriamente distribuídos em um dos grupos de aquisição: randômico e em bloco. Os sujeitos aprenderam a percorrer, com o cursor do “mouse”, três diferentes figuras geométricas sob seqüência de apresentação randômica e em bloco. Para o teste de retenção, a ordem das tarefas foi, mais uma vez, randomizada através dos sujeitos, resultando em quatro condições: R-r, R-b, B-b e B-r. Na aquisição, não existiram diferenças significativas entre os grupos sobre a variável tempo de movimento e erros absolutos; entretanto, após retenção, as análises indicaram que o grupo randômico errou menos que o blocado (p < 0,05). Resultados significativos de interação entre grupos de aquisição e seqüência de retenção (p = 0,02), sobre erros absolutos confirmaram os efeitos da interferência contextual, apesar de uma moderada magnitude de efeitos do tratamento sobre a variável medida (h² = 0,22). PALAVRAS-CHAVE: interferência contextual, grupos de aquisição e seqüência de retenção.