Resumo

RESUMO: O exame vestibular é considerado um agente desencadeador de sintomas psicossomáticos em adolescentes. Em contrapartida, o exercício físico é apontado como uma das principais medidas não farmacológica para o alívio do estresse. O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos do programa de exercício físico (PEF) moderado sobre os níveis de estresse de vestibulandos, além de identificar a fase e sintomas do estresse predominantes e analisar o nível de cortisol salivar. Após estimar a prevalência do NAF e do estresse da população de estudantes (N=141) do 3º ano do ensino médio de uma escola particular da cidade de Teresina, selecionou-se a amostra com todos os escolares insuficientemente ativos e estressados, composta por 71 estudantes com idade entre 17 e 18 anos, de ambos os sexos, randomizados em grupo experimental (GE) n = 39 e grupo controle (GC) n = 32. Foram empregados os instrumentos: Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ-versão curta), Escala de Stress para Adolescentes (ESA) e kit Salivette® para coleta da saliva. O GE participou de um PEF de intensidade moderada (66% a 74% da FCmax), durante dez semanas, com freqüência de duas sessões semanais de 60 minutos. Utilizou-se o programa SPSS versão 13.0 para a análise estatística, considerando um nível de significância de p

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