Efeitos do Extrato de Ginkgo Biloba (egb 761) e da Natação Repetida Sobre a Memória, Ansiedade e Atividade Motora de Ratos
Por José Geraldo Pereira Cruz (Autor), Aline Correa da Silva (Autor), Daniela Delwing de Lima (Autor), Débora Delwing Dal Magro (Autor), Diogo F. Muller (Autor), Júlia Niehues da Cruz (Autor).
Em Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada v. 31, n 2, 2010. Da página 149 a 155
Resumo
O extrato de Ginkgo biloba (EGb 761) e exercícios físicos isoladamente são capazes de modificar as funções cognitivas e aliviar os sintomas de ansiedade. Contudo, estes tratamentos em conjunto devem ser caracterizados. Em nossa pesquisa, verificamos que a administração oral repetida do extrato (40 ou 80 mg/ kg/dia) e o exercício de natação ao qual os ratos eram submetidos causaram aumento de entradas destes animais nos braços fechados do labirinto em cruz elevado e diminuição da imobilidade dos mesmos no campo aberto, sugerindo um aumento de suas atividades motoras. Além disso, o exercício de natação aumentou a exploração no campo aberto e o tratamento com EGb 761 cancelou este efeito, sugerindo a interação entre EGb 761 e exercício de natação, provavelmente com um mesmo substrato neurobiológico capaz de minimizar a atividade exploratória em ratos nadadores. Análises comportamentais sobre o teste de reconhecimento de objetos mostraram que, quando submetidos a exercício de natação e/ou tratamento com EGb 761 durante testes de 24 horas, os ratos nadadores levaram mais tempo explorando os novos objetos do que os familiares. Estes resultados mostram que o EGb 761 e os exercícios, ambos isolados ou em conjunto, têm um poderoso efeito sobre a memória de longo-prazo. Entretanto, o proposto efeito ansiolítico do EGb 761 e de exercícios de natação pode ser questionado.